1 Guernica estava no Prado?

Assim é. A Guernica foi encomendada pelo Governo da República para a Exposição Universal de Paris da 1937. Após o seu encerramento, ele iniciou uma jornada por diferentes países. Primeiro, seu criador decidiu cuidar do MoMa de Nova Iorque até que a Espanha recuperou um sistema democrático. Ele finalmente retornou para a Espanha no 1981, e foi exposto no Prado, no Casón del Buen Retiro, até 1992, quando ele se mudou para o recém-criado Museu Reina Sofía.

2 Um retrato de filme

Em torno de 1902, o escultor Mariano Benlliure fez um busto de Goya inspirado no retrato que o pintor havia feito a Vicente López. Este mesmo busto, preservado no museu, serviu de inspiração para elaborar o prêmio que é entregue hoje aos vencedores da festa de goya do cinema espanhol.

3 Um presente de Franco para Hitler?

Deve ser dito que isso é uma lenda, mas poderia ter realidade. Diz-se que a obra La Marquesa de Santa Cruz foi comprada pelo ditador Franco para entregá-la a Hitler durante sua entrevista em Hendaye. No instrumento que leva a marquesa, muitos acreditam que vêem uma suástica desenhada.

4 O banheiro de Ferdinand VII

O que hoje é a sala 39 do Museo Del? Prado Foi, no século 19, O Gabinete de Repouso de Suas Majestades. Esta era uma sala que incluía uma pequena sala para a higiene de reis, que foi chamado de "banheiro de sua majestade no Museu Real". Hoje, este espaço preserva o piso de mármore e as pinturas decorativas nas paredes.

5 A tosse dourada

A tosse dourada é um distintivo que consiste em um Ram dourado pendurado em um colar. Pertenceu a uma ordem de cavalaria instituída por Philip the Good em 1430. Finalmente, acabou caindo a Carlos V e estava ligado à Coroa Espanhola. Então, no museu É possível encontrar este toque dourado em várias pinturas representando a família real.

6 As menores obras de El Prado

No Museu de Prado podemos encontrar uma coleção de miniaturas. Estas são pequenas pinturas, entre os milímetros 20 e 200, que representavam retratos e isso serviu como um presente entre os tribunais europeus.

7 Rubens e astronomia

Rubens refletiu em suas obras algumas das observações revolucionárias do céu feitas por Galileu. Por exemplo, o fundo azul de "O Nascimento da Via Láctea" reflete a multidão de estrelas na galáxia que passaram despercebidas até então. Além disso, em 'Saturno devorando seus filhos estão incluídos três corpos brilhantes, como os que Galileu observou quando apontou seu telescópio para este planeta anelado.

8 Você sabia que Ele Prado Não tem uma sala 13?

Ao lado da sala 12, dedicada à pintura de Velázquez, O quarto 13 não foi incluído devido à superstição. Por essa mesma razão, fobia ou medo irracional do número 13Também não encontramos o ônibus 13 em El Centro de Madrid, e esse número de assento foi substituído pelo assento 12 bis nos aviões.

9. El Prado em chamas

Em novembro 25 de 1891, Mariano de Cavia relata no jornal El Liberal um incêndio que teria destruído a maior parte das obras do museu. Muitas pessoas de Madrid foram para o Paseo Del Prado para verificar se não havia fogo semelhante; Foi uma invenção do autor denunciar o abandono das instalações.
El Prado sim ele sofreu um fogo, conhecido como o Alcazar fogo durante a véspera de Natal de 1734. Uma das pinturas que mais sofreu danos foi a El Triunfo de Baco, da Ribera, que foi dividida em fragmentos 3, e hoje a 2 está exposta.

10 O Gioconda falso

Em 2011 foi descoberto em El Prado um interessante pano de fundo por trás do verniz da «falsa Mona Lisa», que poderia ter sido pintada no ateliê de Leonardo da Vinci ao mesmo tempo que o «original» que se conserva no museu francês do Louvre. Tudo indica que se trata de uma réplica pintada por um dos alunos favoritos de Leonardo.
E estas são algumas das muitas curiosidades Museu do Prado, que há 200 anos acolhe uma das coleções pictóricas mais importantes da humanidade e que está intimamente ligada à história da Espanha. Qual destes você achou mais curioso?
Fonte: Muito interessante: Link aqui