A título de introdução: guias de áudio e dispositivos móveis chegam ao museu.

Início da história dos guias de áudio nos museus.

A história da introdução de sistemas de guia de áudio em museus começou há mais de 50 anos atrás. Ele evoluiu de sistemas de cassetes para memória ram digital, sistemas MP2 e, ainda mais, sistemas MP3.

Nesta área, o Museu Stedlijk em Amsterdã foi um dos primeiros a usar, no 1952, um guia manual para suas exposições; Quase uma década depois, no 1961, o Museu de História Natural dos Estados Unidos adotou o uso de guias de áudio, enquanto o Louvre fez o mesmo no 1970 (Kamal, Petrie e Power, 2011).

Primeiros passos dos guias de áudio do 50 anos atrás.

Durante os primeiros anos do 35 no uso desse tipo de elemento, Proctor e Tellis (2003) identificam duas mudanças significativas: a passagem para os cassetes, no 1980, que reduziu o tamanho dos dispositivos. No 1994, de sistemas analógicos a digitais.

Este último permitiu uma maior duração de visitas, antes restritas ao máximo de minutos 45.

Na década de 1990, os visitantes puderam escolher suas próprias rotas, ouvir o quanto quisessem. Escolha o idioma de sua escolha e visitas especiais para públicos específicos (Proctor e Tellis, 2003).

Um dos pioneiros na introdução de dispositivos multimídia foi o Musical Experience Project na Inglaterra, no 1995, enquanto no 2002 a Tate Gallery, no mesmo país, disponibilizou aos visitantes o primeiro dispositivo portátil por meio de um projeto piloto que culminou em no 2005 com um plano comercial (Tallon e Walker, 2008, p. 4).

Evolução dos guias de áudio nos museus nos últimos anos da 50.

Desde então, a tecnologia avançou aos trancos e barrancos O uso de dispositivos móveis como iPads, Palms e telefones celulares com programas pré-determinados para visitas guiadas é atualmente generalizado. Seleção de obras específicas a serem procuradas na exposição do museu, escolha de várias camadas de informação, entre outras, cujo objetivo é melhorar a experiência do visitante.

Hoje, os guias de áudio foram modificados para que o público pule faixas, controle mais a visita e obtenha mais informações, dependendo da
gostos

O uso desses dispositivos levanta algumas questões sobre como eles afetam a visita do público e como as pessoas aprendem, bem como sobre a interação entre eles e o museu, que procurou responder por várias investigações.

Autor: Monserrat Narváez Naranjo

Publicado em Estudos sobre públicos e museus Volume I. Audiências e museus: O que aprendemos?

Texto adaptado para o blog

Autorizado pelo autor.

Saiba mais sobre a nova tecnologia Audioguide