Se o novo conceito for aprovado na Assembléia Geral Extraordinária do ICOM, a ser realizada em Kyoto (Japão) em setembro do ano XIXUMX, a partir de agora os museus serão “espaços democratizantes.

O portal especializado no mundo da arte e museus Hyperallergic, publicou recentemente um artigo em que aponta que a nova definição de “museu” que o Conselho Internacional de Museus (ICOM) vai votar em setembro, desencadeou o debate internacional. E com justa razão.

Qual é a nova definição sobre?

A mudança proposta na agenda do ICOM inclui, nos museus, uma linguagem sobre “justiça social, igualdade global e bem-estar planetário”. Críticos dizem que o texto é político demais para a maioria dos museus do mundo, que eles estão satisfeitos em exibir peças importantes da civilização e manter uma memória da humanidade.

hyperallergic comenta que, por quase 50 anos, o ICOM definiu o museu como “uma instituição sem fins lucrativos” que “adquire, preserva, pesquisa, comunica e exibe o patrimônio tangível e intangível da humanidade e seu ambiente, para fins educacionais, de estudar e curtir ”.

Mas uma versão atualizada da definição incorporaria a menção de “dignidade humana e justiça social”, referências que dividiram os profissionais da 40.000 ICOM, que representam os museus 20.000 de todas as ideologias.

A linguagem do século 21

Um par de semanas atrás, 24 nacional filiais do ICOM, incluindo as da França, Itália, Espanha, Alemanha, Canadá e Rússia, solicitou um adiamento do voto oficial da revisão para apresentar uma nova proposta para o apresentado pelo curador Jette Sandahl, quem sugere que a definição atual "não fala a língua do século XXI", ignorando as exigências da "democracia cultural".

Se o novo conceito for aprovado na Assembléia Geral Extraordinária do ICOM a ser realizada em Kyoto (Japão) no próximo mês de setembro 7, a partir de agora os museus serão “espaços democratizantes, inclusivos e polifônicos para um diálogo crítico sobre o passado e sobre o passado”. futuro ”.

Além disso, "reconhecendo e abordando os conflitos e desafios do presente, eles mantêm artefatos e espécimes em confiança para a sociedade, salvaguardam várias memórias para as futuras gerações e garantem direitos iguais e acesso ao patrimônio para todas as pessoas".

Em resumo, a proposta de Sandahl é que, embora os museus não tenham fins lucrativos, eles devem ser “participativos e transparentes”; trabalhar em parceria ativa com e para várias comunidades para coletar, preservar, investigar, interpretar, exibir e melhorar a compreensão do mundo, com o objetivo de contribuir para a dignidade humana e a justiça social, a igualdade global e o bem-estar planetário. ”

Ideologia do museu

Vários membros do ICOM e autoridades de museus internacionais perceberam rapidamente a natureza "ideológica" da proposta, enquanto a maioria considera museus bastante confusos, exagerados e confusos com centros culturais, bibliotecas ou laboratórios.

Em outras palavras, os críticos da nova definição de museus consideraram que "é muito político e vago" definir esses espaços que, da 1683, quando a Universidade de Oxford decidiu mostrar ao público uma coleção particular de curiosidades da história em que Era o Museu Ashmolean, eles gostaram do interesse de pessoas de todas as idades ... e os educaram.

Com informações do Hyperallergic: https://es.aleteia.org/2019/08/21/volviendo-politicamente-correctos-a-los-museos-del-mundo/https://hyperallergic.com/513858/icom-museum-definition/

Com informações do Hyperallergic: https://hyperallergic.com/513858/icom-museum-definition/